Sobre a ANAFUTSAL

A Associação Nacional de Árbitros de Futsal – ANAFUTSAL sempre foi uma reinvindicação da categoria a exemplo do que já tinha os colegas do futebol com a ANAF. Partindo desse pressuposto durante o Encontro Nacional realizado na cidade de Brusque, em Santa Catarina, em 2014, teve início efetivamente o trabalho da consolidação da nossa Associação. Foi formada uma comissão encarregada de preparar a parte burocrática para ser apresentada no encontro de 2015 que seria realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul.
     

Chegamos então a Gramado. Passado 1 ano o trabalho elaborado pelo então árbitro da Confederação Brasileira de Futsal – CBFS, Adilson José Mattos que recebeu as propostas de vários colegas e atuando como um relator preparou o documento final que foi apresentado e aprovado. Nascia então na manhã de um domingo, 22 de fevereiro de 2015 a Associação Nacional de Árbitros de Futsal – ANAFUTSAL.


Os fundadores por ordem alfabética são: 
Adilson José Mattos (MG), 
Alane Jussara da Silva Lucena (CE),
Ana Claudia de Souza Andrade (MS), 
Daniel Pomeroy (RJ), 
Elgio Rodrigues Ribas (RS), 
Elias Luís Machado (RS), 
Élson Gilberto Tavares (RJ), 
Felipe Fábio Ventura (SP), 
Irlan do Nascimento Gonzaga (BA), 
Joel Ribeiro dos Santos (ES), 
Jonas Figueredo de Lima (DF)
José Crispim dos Santos Neto (SE), 
José Miguel Pereira (PR), 
Matias Correa de Miranda (MG), 
Oscar Calheiros Cruz Filho (SC), 
Rodrigo da Silva Kauer (RS), 
Valcir Luiz Lucas (PR), 
Wanderlan Justiniano da Trindade (AM). 


Ainda em Gramado, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ÁRBITROS DE FUTSAL (ANAFUTSAL), recebeu o apoio da CBFS através do então presidente Dr. Renan Tavares Pimentel de Menezes e do Diretor Nacional, Daniel Pomeroy. Apoio esse mantido pelo presidente Marcos Antônio Madeira e pelo Diretor Nacional, Paraguassu Fisch de Figueiredo, o que credencia a ANAFUTSAL prosseguir na sua trajetória.
 

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ÁRBITROS DE FUTSAL (ANAFUTSAL) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída para fins de estudo, união, coordenação e defesa da arbitragem de futsal, para completa afirmação dos desígnios e prestígio da classe, sob gestão administrativa que preserve o interesse público. A Associação abstém-se da discussão e propaganda de ideologias sectárias de feições política, social e religiosa, bem como fazer reivindicações estranhas a sua natureza e finalidade.
 

A primeira diretoria eleita teve como Presidente: Elgio Rodrigues Ribas; vice-presidente: José Miguel Pereira; 1° secretário: Rodrigo da Silva Kauer; 2° secretário: Alane Jussara da Silva Lucena; 1º tesoureiro: Elias Luís Machado e 2º tesoureiro: Matias Correa de Miranda. Foram eleitos ainda os membros do Conselho Fiscal Efetivo: Felipe Fábio Ventura, Ana Claudia de Souza Andrade e Elson Gilberto Tavares; como Conselho Fiscal suplente foram eleitos: Joel Ribeiro dos Santos, José Crispim dos Santos Neto e Oscar Calheiros Cruz Filho.